12.26.2008

The Shawshank Redemption

antes do Andy
- Aqui diz que cumpriu 20 anos de uma pena perpétua. Sente-se reabilitado?
- Sim senhor, sem dúvida alguma, e posso dizer honestamente que sou um homem mudado, já não sou um perigo para a sociedade. É a pura das verdades. Absolutamente reabilitado.
:: REJECTED ::

(...)

RED: Red. Chamo-me Red.
ANDY: Porque lhe chamam isso?
RED: Talvez por eu ser irlandês.

(...)

A: Só pedia três cervejas por impresso, para cada um destes meus colegas.

E foi o que aconteceu. Desde o segundo até ao último dia de trabalho os condenados que alcatroavam o tecto da oficina de matrículas, na Primavera de 1949, sentavam-se em fila às 10h a beber cerveja gelada oferecida pelo guarda mais brutal que a prisão de Shawshank jamais teve.(...) Ficávamos sentados a beber, com o sol a dar-nos nos ombros e sentíamo-nos livres. (...) Quanto ao Andy... passava esse intervalo sentado à sombra, com um estranho sorriso, a ver-nos beber a cerveja dele. Poderão dizer que o fez para cair nas graças dos guardas, ou para fazer alguns amigos entre os condenados. Eu cá acho que só o fez para voltar a sentir-se normal, mesmo por pouco tempo.

(...)

R: Eu tocava lindamente harmónica em novo mas desinteressei-me, aqui não fazia muito sentido.
A: Aqui é o sítio onde faz mais sentido. Precisamos da música para não nos esquecermos...
R: Esquecermos?
A: Que há sítios no mundo que não são de pedra, que há algo dentro de nós onde eles não chegam, em que não podem tocar. É nosso!
R: Estás a falar de quê?
A: Da esperança!
R: Esperança! Deixa que te diga uma coisa meu amigo, a esperança é perigosa, pode levar um homem à loucura. De nada serve aqui, é melhor habituares-te a essa ideia.

(...)

A: Zihautejo. É no México, uma aldeola no Oceano Pacífico. Sabes o que os mexicanos dizem do Pacífico? Dizem que não tem memória. É lá que quero viver o resto dos meus dias, num sítio quente, sem memória.

(...)

(R): Os de nós que o conhecem melhor falam muito nele. Incrível os esquemas que ele engendrava. Mas às vezes fico triste por o Andy se ter ido embora. Tenho de me lembrar que certos pássaros não podem estar em gaiolas, têm as penas brilhantes demais, e quando partem a parte de nós que sabe ter sido um pecado engaiola-los regozija-se. Mas mesmo assim, o sítio onde vivemos fica mais monótono e vazio sem eles. Acho que tenho apenas saudades do meu amigo.

(...)

depois do Andy
- Aqui diz que cumpriu 40 anos de uma pena perpétua. Sente-se reabilitado?
- Reabilitado? Deixe-me pensar... não faço ideia do que isso significa.
- Significa estar-se preparado para voltar à sociedade.
- Eu sei o que tu achas que quer dizer, filho. Para mim é apenas uma palavra inventada. Uma palavra de um político para que jovens como tu possam usar fato e gravata e ter um emprego. O que queres saber na realidade? Se lamento o que fiz?
- Lamenta?
- Não passa um só dia em que não sinta remorsos, não por estar aqui ou por achares que devia estar aqui. Lembro-me de como eu era nessa altura... um miudo estúpido que cometeu aquele crime terrível. Quero falar com ele, quero tentar meter-lhe algum juízo na cabeça, explicar-lhe como são as coisas... Mas não posso, esse miúdo desapareceu há muito e dele só restou este velho. Tenho de aceitar esse facto. Reabilitado? É uma palavra desprovida de significado, por isso carimba lá os teus impressos filho, não me faças perder mais tempo. Para te dizer a verdade, estou-me nas tintas.
:: APPROVED ::

(...)

Querido Red
Se estás a ler isto é porque saíste e se vieste até aqui talvez queiras ir um pouco mais longe. Lembras-te do nome da vila não te lembras? Dava-me jeito um bom homem para me ajudar no meu projecto. Fico à tua espera com o tabuleiro de xadrez pronto. Lembra-te Red, a esperança é uma coisa boa, talvez a melhor do mundo e as coisas boas nunca morrem. Espero que esta carta te encontre e que estejas bem.
O teu amigo, Andy

---



What else?

1 comentário:

Anónimo disse...

dos melhores filmes e sempre :D