3.25.2008

"Beleza em movimento"

<< (...) Cormack devia ter uns 45 anos, talvez mais. Na praia estava uma mulher com um corpo bonito, um miúdo com uns 15 anos, outro com uns 9, e um cão. Cormack continuou: "Tinha outro filho, com 19 anos. Morreu há um mês, num acidente de carro quando vinha para aqui. Vinha ter connosco." Fiquei em silêncio. Não sei o que é que se diz a um pai que acaba de perder um filho.
"Era um excelente surfista, sempre que podia estava na água. Era também um excelente rapaz, toda a gente gostava dele. Era equilibrado e sensível, sabes, não era... excessivo. Estudava na universidade e agora tinha umas semanas de férias. Vinha passá-las connosco. Adorava esta praia, como todos nós. É uma praia muito bonita, reparaste, Gonçalo?". Finalmente tinha alguma coisa para dizer a um pai que perdeu um filho, mas que também é surfista. "Sim, e a onda também é muito bonita, Cormack."
"Vês aquela pirâmide com uma prancha em cima?", perguntou-me, apontando a estrutura que eu tinha notado quando entrei no mar. "Era a prancha dele. Fizemos aquela escultura para o recordar. E espalhámos as cinzas dele aqui nestas ondas, sei que ele teria gostado de repousar neste lugar para sempre", explicou.
Eu podia não ter dito nada, podíamos cada um ter ficado em silêncio, à espera do set que se aproximava. Mas suspirei fundo e disse-lhe: "Este é um dos sítios mais bonitos que conheço para fazer surf, Cormack. E olha que já vi muitos. Tens razão, também acho que o teu filho está feliz de ter passado a fazer parte deste sítio para sempre."
Veio o set. Cormack apanhou uma onda tão comprida, tão bonita, que acabou por sair. Ainda o vi na praia junto à família, mas já não voltei a falar com ele. Fiquei mais um par de horas a surfar. Quando saí, o vento tinha mudado, o calor estava insuportável e a família já tinha recolhido ao "trailer".
Voltei à cidade de La Paz, ao Mar de Cortez, ao meu itinerário. Apanhei o "ferry" para o continente, e segui viagem para sul. (...) >>

Gonçalo Cadilhe
"No princípio estava o mar"

Sem comentários: